Requerimento 041/2021

Requerimento no, 41
Rodeiro, 02 de agosto de 2021

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE

O Vereador, Luiz Geraldo da Silva Júnior no uso de suas atribuições vem perante a Câmara Municipal de Rodeiro, representada pelo seu presidente Claudio Cosme de Souza, após aprovação plenária requerer envio do seguinte pedido de providências ao Sr. Prefeito Municipal de Rodeiro:
Requer ao Executivo o fornecimento de absorventes de forma gratuita às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Além do fornecimento dos absorventes, que sejam feitas preparações, e conscientizações às meninas, adolescentes e as mulheres em geral sobre os cuidados que devem tomar quando estiverem no período menstrual.

Justificativa:

Segundo estimativa realizada pela ONU (2021), 1 em cada 4 mulheres já deixaram de ir à escola devido à menstruação, dentre as maiores causas estão a falta de condições para comprar absorventes e a ausência de sanitárias mínimas nas escolas, como acesso a água, sabonetes, papel higiênico e um ambiente agradável para cuidado e higiene do corpo.
    A respeito do tema ginecologistas afirmam que a falta de higiene menstrual pode causar a contaminação bacteriana do sangue menstrual, se exposto por muito tempo. Se a manipulação desse sangue não for feita da forma indicada, com a troca de absorventes de quatro a seis horas, essas bactérias podem acabar infeccionando a vulva e até mesmo ascender pelo colo, infeccionando o útero.
    Além do fornecimento dos absorventes de forma gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, torna-se importante chamar a atenção para a educação em saúde, preparando e conscientizando meninas, adolescentes e mulheres, sobre os cuidados e prevenções a serem tomadas com a saúde, principalmente se levarmos em consideração a menstruação precoce, que pode ocorrer com meninas de 9 anos de idade. Muitas vezes por desconhecer o corpo e os efeitos da menstruação no organismo, por não ter acesso as informações corretas sobre o ciclo menstrual e por falta de condições econômicas, diversas meninas e até mulheres adultas passam por situações constrangedoras, que podem levar ao adoecimento físico e mental.

Esperando contar com o apoio dos nobres pares, e confiante de sua atenção e preocupação em prestar o melhor serviço possível aos munícipes, conto com o seu engajamento para atendimento da presente demanda.

Luiz Geraldo da Silva Júnior